ADapatation of VIticulture to CLIMate change : High resolution observations of adaptation scenarii for viticulture - Adaptação da viticultura para a alteração climática: Observação de alta resolução d ...
-
AcrónimoLife ADVICLIM
-
Referência do ProjetoLIFE13 ENV/FR/001512
-
Período do projeto2014-2019
INRA Bord (INRA Centre Bordeaux-Aquitaine); IFV(Institut Français de la Vigne et du Vin); ECS(ECOCLIMASOL); USAMV Ia?i(University of Agricultural Sciences and Veterinary Medicine Iasi); INRA UVV(INRA UE1117); Plumpton C(Plumpton College); UGM (Hochschule Geisenheim University)
" A alteração climática é um desafio premente para as políticas e ações ambientais internacionais, nacionais, regionais e locais. Ao assinar o Protocolo de Quioto, a UE comprometeu-se a reduzir em 20% as emissões de CO2 (em comparação com os níveis de 1990) até 2020. A agricultura contribui para a libertação de gases de efeito estufa na atmosfera e está altamente exposta aos efeitos das mudanças climáticas, com muitas atividades agrícolas diretamente dependentes das condições climáticas. Os impactos das alterações climáticas que afetam a agricultura da UE incluem mudanças na precipitação anual e eventos extremos, como ondas de calor, secas, tempestades e inundações. Como parte do setor agrícola, a viticultura é tanto uma contribuinte para as alterações climáticas quanto afetada por ela. Embora muitos estudos tenham abordado a questão do impacto da mudança climática na viticultura, poucos estudos são dedicados a observar e simular o clima e as mudanças climáticas em escala local nas regiões vitícolas. Descritores: Vinha; Alterações climáticas"
"LIFE ADVICLIM visa melhorar a gestão local de vinhas em cenários de alteração climática. Desenvolverá ferramentas para medir e modelar tanto as contribuições para as alteração climáticas quanto o impacto das alterações climáticas. Com base neles, ajudará a identificar as melhores respostas para mitigar e adaptar-se ao impacto das alterações climáticas nas vinhas. O projeto estudará o clima na escala local, incluindo a análise da variabilidade climática local dentro das vinhas. Desenvolverá e utilizará modelos climáticos, tendo em consideração tanto as simulações de mudanças climáticas quanto a variabilidade climática local, e desenvolverá uma ferramenta de software para ajudar os gestores da vinha a medir suas emissões de CO2. "
Em curso
http://ec.europa.eu/environment/life/project/Projects/index.cfm?fuseaction=search.dspPage&n_proj_id=4998