INFRAVINI - Infraestrutura de Dados Espaciais para a Gestão das Alterações Climáticas na Vinha
-
AcrónimoINFRAVINI
-
Site
-
Fontes de financiamentoPortugal 2020
-
Referência do ProjetoNORTE-01-0247-FEDER-039739
-
Período do projeto2019-07-01 a 2021-12-31
GeoDouro, INESCTEC, UTAD e ADVID
Criação de uma Infraestrutura de Dados Espaciais - INFRAVINI - de apoio à decisão que incluirá indicadores climáticos e agronómicos, permitindo aos viticultores localizados em qualquer área de uma Região Vitivínicola vir a usufruir da informação disponibilizada. Tratando-se de um Projeto de Investigação e Desenvolvimento, financiado pelo Portugal 2020, na fase de execução do projeto o INFRAVINI será realizado um projeto piloto sobre a área viticola da Região Demarcada do Douro.
Componentes da solução?
Tratando-se de uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), o INFRAVINI vai permitir reunir e disponibilizar informação temática de várias fontes, de forma interoperável, contribuindo para a criação de um repositório normalizado de informação geográfica, acessível pelos vários atores.
O INFRAVINI foi desenvolvido de acordo com as normas e padrões do Open Geospatial Consortium (OGC) e da Diretiva Europeia INSPIRE (Infrastructure for Spatial Information in Europe), suportando mecanismos de interoperabilidade e normalização de atributos e metadados, disponibilizando a consulta de informação gratuita, bem como de serviços premium, sobre as alterações climáticas na vinha.
Os destinatários são: Agricultores, Organizações de Produtores, Associações e Cooperativas Agrícolas. Entidades públicas que como por exemplo: CCDR, CIM's, Associações de Municípios, entre muitos outros atores cuja atividade é afetada com a temática das alterações climáticas.
Criação de:
- Observatório
- Informação climática previsional
- Informação de redes de sensores
- Indicadores agronómicos baseados na rede de sensores integrada