MED-GOLD - Transformar informação relacionada com o clima em valor acrescentado para os sistemas tradicionais de alimentação de Trigo duro da Uva MEDiterrânea, Oliva
Cereais
Olivicultura
-
AcrónimoMED-GOLD
-
Site
-
Fontes de financiamentoHorizonte 2020
-
Referência do Projeto776467
-
Período do projeto2017-2021
- Barilla G. E R. Fratelli SPA;
- Beetobit Srl;
- Barcelona Supercomputing Center - Centro Nacional De Supercomputacion;
- Consiglio Nazionale Delle Ricerche;
- Dcoop Sociedad Cooperativa Andaluza;
- Easytosee Agtech, Sociedad Limitada;
- Gmv Aerospace And Defence Sa;
- Horta Srl;
- Jrc -Joint Research Centre- European Commission;
- Met Office;
- National Observatory Of Athens;
- Sogrape Vinhos Sa;
- Universidad Militar Nueva Granada;
- University Of Leeds;
- Panepistimio Thessalias
Embora atualmente exista uma quantidade razoável e acessível de dados climáticos, a sua disponibilidade para a gestão do risco climático é ainda limitada. Como tal, é prioritário – na Europa e no mundo – demonstrar a prova-de-conceito dos serviços climáticos aplicados à agricultura. Com essa finalidade, o MED-GOLD construirá serviços-piloto com foco nas três principais culturas da região do Mediterrâneo: uva, azeitona e trigo duro. Estas três culturas – e os alimentos que advêm destas culturas, como vinho, azeite e massas – foram selecionadas devido à sua relevância ecológica, económica e cultural, quer para a região mediterrânica, e restante Europa, quer para o mundo. Os serviços climáticos – adaptados para as necessidades dos seus utilizadores – serão co-criados por um consórcio dos produtores e partes interessadas, relevantes nos três setores, com a finalidade de criar uma estrutura replicável permitindo a aplicabilidade a diferentes culturas. Por exemplo, a replicabilidade da metodologia desenvolvida no MED-GOLD será testada para o café, outra produção agrícola importante. Olival; Vinha; Trigo Duro; Alterações Climáticas
As alterações climáticas estão a provocar novos padrões de clima, alterando significativamente os comportamentos na nossa sociedade.
Embora seja global, em nenhum local como na bacia mediterrânica se espera que a sua influência seja tão evidente, afetando a ecologia, a economia e a sociedade. As projeções climáticas indiciam valores de mudança acima da média, ameaçando a sua rica e interligada diversidade biológica, que serve de suporte a atividades humanas como a agricultura. Neste contexto, o setor agrícola, em particular, é especialmente ameaçado, pela influência que nele tem o clima sendo, portanto, altamente vulnerável à sua variabilidade.
O risco de perda de produção, por pragas bem como por riscos naturais, ondas de calor, tempestades ou inundações, provavelmente aumentará, exigindo que sejam tomadas medidas imediatas para adaptação a esta perspectiva incerta.
O desafio é desenvolver ferramentas com a finalidade de tornar os sistemas agrícolas e alimentares mais resilientes, eficientes e sustentáveis. Com essa finalidade o desenvolvimento de serviços climáticos, para o apoio nas tomadas de decisão e para melhores práticas agrícolas, é essencial.
O objetivo do MED-GOLD é traduzir dados climáticos de última geração, e previsões climáticas – em escalas sazonal e de longo prazo – em informações facilmente acessíveis e importantes para um largo e diversificado grupo de utilizadores do setor agrícola.
Em curso