Meso-level eco-efficiency indicators to assess technologies and their uptake in water use sectors - Indicadores de ecoeficiência de mesoescala para avaliar tecnologias e sua absorção em setores de uso ...
Recursos hídricos
-
AcrónimoEcoWater
-
Referência do Projeto282882
-
Período do projeto2011-2014
Centro Internazionale di Altistudi Agronomici Mediterranei; Stichting Deltares; Fachhochschule Nordwestschweiz; Universidade do Porto; Universitet po Architektura Stroitelstvo i Geodezija; The Open University; DHI; IVL Svenska Miljoeinstitutet AB; Mita Sas di Spagarino Michele e CO.
O projeto usou uma abordagem sistemática para examinar toda o ciclo referente ao uso da água, juntamente com os processos de água envolvidos na produção de bens agrícolas e industriais ou a prestação de serviços de água potável. O consórcio investigou a seleção de indicadores adequados para avaliar melhorias na ecoeficiência. Também estudou a integração de ferramentas existentes e métodos de avaliação em modelos e a análise de estruturas e políticas existentes. Dois casos de estudo concentraram-se na substituição de agricultura de sequeiro para regadio e as inovações que podem reduzir o uso de água e energia e aumentar a produção.Descritores: Regadio; Rega de Défice Regulado; rega gota-a-gota; Milho; Fertilizantes Orgânicos
O projeto EcoWater teve como objetivo desenvolver uma métrica para avaliar a contribuição de diferentes inovações tecnológicas no desempenho ambiental e económico de sistemas de uso de água. Através de uma abordagem sistemática, toda a cadeia de valor foi examinada, juntamente com os processos de uso da água envolvidos na produção de bens agrícolas e industriais ou na prestação de serviços de água potável.
"O perímetro de rega de Monte Novo fornece água para rega para uma área de mais de 7.800 ha. Este perímetro está integrado no Projeto Multipurpose Alqueva. Para a melhoria da ecoeficiência geral, cinco opções alternativas foram selecionadas: (1) Melhoria da economia de água usando Rega de Défice Regulado (RDI) para azeitonas, milho e pastagens; (2) Diminuição do uso de fertilizantes através da introdução de lamas tratadas provenientes de ETARs locais; (3) Diminuição do uso de fertilizantes através da introdução de compostos orgânicos apropriados para a agricultura biológica; (4) Melhoria da eficiência da rega através da adoção de rega gota-a-gota subsuperficial em vez de rega gota-a-gota para o milho e as azeitonas; (5) Redução dos custos da água, reescalonando a rega para períodos em que o preço da energia é menor. Dois cenários gerais foram formulados. O cenário “superintensivo” incluiu a aplicação de fertilizantes orgânicos, lamas de estações de tratamento de águas residuais e regas deficitárias. Os fertilizantes orgânicos foram aplicados apenas no milho, pois, de acordo com a avaliação individual das tecnologias, é a cultura com maior aumento na ecoeficiência. A tecnologia de rega por défice regulamentado foi considerada para milho, olival e pastagens para áreas de baixa pressão e alta pressão. O uso de lamas tratadas foi considerado apenas para pastagens (alta pressão) devido a restrições com a disponibilidade de lamas. O segundo cenário de “baixo consumo intensivo” incluía tecnologias de fertilizantes orgânicos, lamas e rega deficitária apenas para áreas de alta pressão, ou seja, fertilizantes orgânicos aplicados ao milho, lamas aplicadas em pastagens e rega deficitária regulada aplicada a milho, azeitonas e pastagens. A combinação de diferentes tecnologias resultou em uma melhoria considerável para todos os indicadores ambientais. A implementação do cenário “superintensivo” reduziu a depleção de combustíveis fósseis em 21% e a eutrofização em 62%. Para o cenário de “baixa intensidade”, esses dois indicadores foram reduzidos em 11% e 33%, respetivamente. Em relação ao desempenho económico, a implementação de fertilizantes orgânicos e lamas diminuiu os gastos com fertilização. A rega deficitária diminui os custos associados ao consumo e transporte de água. "
https://cordis.europa.eu/project/rcn/100813_en.html