Conferência “Desafios da investigação no setor agroalimentar e florestal”

View access
Public
Alias
conferencia-desafios-da-investigacao-no-setor-agroalimentar-e-florestal
Captcha
captcha
Category (main)
Created by alias
Disable comments
disable_comments
Displaying parameters
display_params
ID
1474
Version information
item_screen
JImages
jimages
JUrls
jurls
Language
todos
Language associations
lang_assocs
Layout parameters
layout_params
Layout selection
layout_selection
META data
{"robots":null,"xreference":"","author":"","rights":""}
Notify owner
notify_owner
Notify subscibers
notify_subscribers
Permissions
perms
Publish down (date)
0000-00-00 00:00:00
Publish up (date)
2025-11-03 15:24:38
SEO configuration
seoconf
Timezone info
timezone_info
Versions
versions
Publish changes
vstate

Conferência do INIAV em Alcobaça - "Inovação e sustentabilidade em destaque"Realizou-se no passado dia 21 de outubro, no Polo de Inovação de Alcobaça - INIAV,IP, a Conferência “Desafios da investigação no setor agroalimentar e florestal”.

Estiveram presentes cerca de 150 participantes, representantes de associações e organizações de agricultores, centros de ensino e de investigação, entidades do sistema científico e tecnológico nacional, organismos da administração pública, entidades privadas sem fins lucrativos, centros de competências, laboratórios colaborativos, entre outros. Teve cobertura jornalística por parte da revista AGROTEC com o objetivo de promover a divulgação da investigação e inovação desenvolvida pelo INIAV na opinião publica em geral e especializada. Foram organizados três painéis, compostos por investigadores do INIAV e parceiros, que discutiram os desafios da investigação na inovação agroalimentar, na inovação florestal e nos sistemas e técnicas de produção animal e saúde animal.

O primeiro painel focou-se principalmente na vertente agrícola, na área do melhoramento genético e na adaptação aos diversos desafios com que nos deparamos na produção nacional.
Destacou o papel crucial da investigação e da cooperação científica para enfrentar desafios como os eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes, que afetam as culturas (fruticultura, viticultura, cereais e pequenos frutos), e o Fogo Bacteriano, uma das doenças mais destrutivas para os pomares.

O segundo painel, mais dedicado à floresta, salientou a importância da investigação para a preservação dos nossos ecossistemas e na garantia de que a floresta continua a ser um pilar de sustentabilidade e biodiversidade.

No terceiro painel foram apresentados exemplos notáveis de trabalho na área da segurança alimentar e animal, como a importância do combate às doenças emergentes e a capacidade de diagnóstico, por forma a termos sistemas alimentares seguros, e o papel da ciência na prevenção de zoonoses.

A Conferência terminou com uma visita aos campos experimentais do Olival Fechado e Quinta Nova, igualmente em Alcobaça.