Parceiros reúnem-se para analisar resultados do projeto Pegada 4.0

Parceiros reúnem-se para analisar resultados do projeto Pegada 4.0Fonte: Agroportal

A Comunidade Europeia estabeleceu o compromisso de alcançar coletivamente a neutralidade climática nos setores do uso dos solos, das florestas e da agricultura em 2035.

Em linha com esta necessidade, reuniram-se hoje, na Estação Experimental António Teixeira em Coruche, as entidades parceiras do projeto PRR Pegada 4.0 – Sustentabilidade da Atividade Agrícola Suportada por Processos e Tecnologias Inteligentes, coordenado pela Universidade de Évora.

Um projeto que visa avaliar as pegadas climática, hídrica, de poluição difusa, de paisagem e de biodiversidade de distintos empresários agrícolas com sistemas produtivos associados aos cereais, hortícolas e horto-industriais; estudar, desenvolver e validar as tecnologias e soluções digitais no âmbito da Agricultura 4.0 mais adequadas para reduzir tais pegadas; e, naturalmente, a transferência de conhecimentos.

O objetivo da reunião passou, não só pela apresentação dos resultados obtidos até ao momento ao nível da quantificação da emissão de CO2 das diferentes explorações em estudo, mas também pela discussão dos aspetos que influenciam o nível de emissões, e da importância de rever o tipo de fatores de produção utilizados que conduzem a menores emissões.

Segundo José Rafael Marques da Silva, da Universidade de Évora, entidade coordenadora, «a quantificação das emissões de CO2 é um ponto de partida. Temos de ser capazes de retirar conclusões ao nível da eficiência do uso dos recursos e, também, casar esta problemática com a componente da biodiversidade. A emissão de carbono não pode ser dissociada da promoção de serviços dos ecossistemas. Estamos perante uma oportunidade de rever o modo como produzimos e que fatores de produção escolhemos».

Continue a ler a noticia no site de origem