O que é a pegada de carbono de um produto?
-
Autor(es)Cristina Marques,Tânia Sofia Oliveira, Alexandre Gaspar, Ana Nery, Ana Quintela, Carlos Pascoal Neto, Carlos Valente, Catarina Gonçalves, Catarina Manta, Catarina Rebelo, Cláudio Teixeira, Daniela Ferreira, Filomena Henriques, João Ezequiel, João Melo Bandeira, José Luis Carvalho, José Vasques, Luís Machado, Luis Muñoz, Mariana Belo Oliveira, Mendes de Sousa, Nuno Borralho, Nuno Neto, Nuno Rico, Paula Guimarães, Paula Pinto, Pedro Costa Branco, Pedro Sarmento, Pedro Silva, Sérgio Fabres, Sérgio Maggiolli, Susana Morais e Susana Pereira
-
Revista e nºFlorestas.pt
-
Ano2019
A pegada de carbono é um indicador dos impactes no clima que resultam da produção de um produto e mede os gases com efeito de estufa (GEE) emitidos durante todo o seu ciclo de vida. Pode incluir apenas as emissões que resultam do processo de produção ou considerar também as matérias-primas, emissões resultantes do transporte, uso, reutilização, reciclagem e fim de vida do produto (gestão de resíduos).
De acordo com o estudo do centro técnico finlandês VTT “Carbon footprint and environmental impacts of print products from cradle to grave”, a pegada de um jornal, por exemplo, é equivalente às emissões de GEE de uma viagem de cerca de um quilómetro de carro, enquanto a pegada de um livro equivale a uma viagem de cerca de sete quilómetros.
Contudo, o carbono que permanece retido no livro reduz esta pegada em 5% após cinco anos e até 75% após 100 anos, tendo em conta o ciclo de vida total do produto. Assim, a reciclagem e o uso prolongado no tempo destes materiais ajudam a reduzir o seu impacte nas emissões.