Qual é o limite de aquecimento global estipulado?
-
Autor(es)Cristina Marques, Tânia Sofia Oliveira, Alexandre Gaspar, Ana Nery, Ana Quintela, Carlos Pascoal Neto, Carlos Valente, Catarina Gonçalves, Catarina Manta, Catarina Rebelo, Cláudio Teixeira, Daniela Ferreira, Filomena Henriques, João Ezequiel, João Melo Bandeira, José Luis Carvalho, José Vasques, Luís Machado, Luis Muñoz, Mariana Belo Oliveira, Mendes de Sousa, Nuno Borralho, Nuno Neto, Nuno Rico, Paula Guimarães, Paula Pinto, Pedro Costa Branco, Pedro Sarmento, Pedro Silva, Sérgio Fabres, Sérgio Maggiolli, Susana Morais e Susana Pereira
-
Revista e nºFlorestas.pt
-
Ano2023
O compromisso assumido no Acordo de Paris, que entrou em vigor em 2016, prevê que os governos signatários atuem para que o limite do aquecimento global (aquecimento médio da temperatura global do ar relativamente aos níveis pré-industriais) possa ficar abaixo dos 2 oC. O objetivo é que não ultrapasse 1,5 oC, de modo a reduzir os riscos e impactes mais graves das alterações climáticas.
Manter o limite do aquecimento global abaixo dos 2 °C implica, em linhas gerais, reduzir para metade as emissões de dióxido de carbono (e de outros gases com efeito de estufa) até 2050, comparativamente aos níveis de 1990, indica a Agência Portuguesa de Ambiente. A necessidade de redução é mais elevada para os países desenvolvidos, que são responsáveis pela maior parte das emissões. Na União Europeia, equivaleria a uma redução nas emissões de 80%.